domingo, 7 de novembro de 2010

IDEOLOGIA DE ELITE








Hoje em tempos de "Tropa de Elite II" resolvi postar aqui uma resenha escrita quando do lançamento de "Tropa De Elite I". Assisti no cinema e escrevi em 2007, quem sabe haja algo que valha como referência para esta sequência.








TROPA de Elite. Direção: José Padilha. Roteiro: Bráulio Mantovani. Rio de Janeiro. Brasil. Zazem Produções, 2007. DVD (118 min), son. color..


O filme Tropa de Elite, baseado no Livro “Elite da Tropa” escrito pelos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) André Batista e Rodrigo Pimentel e o Antropólogo Luiz Eduardo Soares é, sem dúvida um filme polêmico. O filme traz a história de uma perspectiva diferente, com a concepção de que até agora os filmes só traziam o olhar do bandido, ele vem pra “mostrar“ o do policial. O filme é do Diretor José Padilha (o mesmo de Ônibus 174, filme de 2002 que retrata uma das maiores tragédias do tipo no Rio, onde um policial do BOPE durante um seqüestro, erra o tiro, e acerta a refém). Tropa de Elite conta a história de um capitão do BOPE que quer sair da corporação para se dedicar melhor à sua família, mas ele precisa de um substituto. É nesse meio tempo, que dois novatos na PM passam a fazer parte do enredo. Eles começam a conhecer a corrupção e o modo como funciona o “sistema”. São amigos de infância e têm personalidades bastante diferentes, o próprio capitão Nascimento lamenta “se eu pudesse juntar os dois”, mas isso não é possível, somente um poderá substituí-lo.

O filme do ponto de vista cinematográfico é muito bom, imagens fortes, enredo envolvente, história bem articulada. O ator Vagner Moura no papel de Capitão Nascimento está atuando maravilhosamente, completamente incorporado ao personagem. As cenas de ação são intensas, a trilha sonora é estimulante. Imagino que muitos cinéfilos perceberam uma certa semelhança entre o treinamento do BOPE e o treinamento dos fuzileiros que é exposto em outro filme; Full Metal Jacket (Nascido para Matar) do grande diretor Stanley Kubrick. Também baseado em um livro, ele faz uma enorme crítica ao processo desumano que transforma homens em assassinos treinados. No filme brasileiro é outro “tipo” de guerra, mesmo assim em vários momentos do treinamento são visíveis as semelhanças do Capitão Nascimento com o Sargento Hartmann, os modos irônicos, rigorosos e cruéis.

O filme Tropa de Elite, não necessariamente traz para a discussão, mas, toca em vários assuntos importantes, como: violência, corrupção, tráfico e consumo de drogas. Mas é preciso que se diferencie bem esse aspecto, de uma crítica ferrenha. O filme traz esses temas de uma perspectiva pessoal de um policial, de uma perspectiva reacionária, e isso é inegável. Desse ponto de vista, estamos em guerra e torturar, matar, são atitudes corretas e necessárias; a favela é o covil e bandido bom é bandido morto. A PM está perdida, não há como salvá-la da corrupção. O BOPE é o grupo de justiceiros incorruptíveis que vem para limpar toda essa sujeira. Realmente não se deve esperar um discurso em prol dos direitos humanos de um filme que parte dessa perspectiva. O filme não traz críticas ao governo, ao contrário, redime-o da responsabilidade sobre os problemas sociais levando a culpa para os usuários de drogas, nem fala da necessidade de políticas humanitárias. Fala sobre a repressão armada, sobre atirar antes e perguntar depois, sobre fazer a lei a QUALQUER custo. Mas isso é desmérito do filme enquanto filme? Não. É da ideologia que ele apresenta. A ideologia desse sistema da máquina estatal que repreende e pune. O filme é legítimo, e muito bem feito. Cabe ao espectador conseguir perceber tudo isso e prestar bastante atenção nessas passagens do filme e, do ponto de vista ideológico, aplaudi-las, ou não:

É burrice pensar que os policiais vão subir a favela apenas pra fazer valer a lei”

“O símbolo do BOPE deixa claro o que acontece quando a gente entra na favela” (o símbolo do BOPE é uma Caveira com uma faca cravada e duas pistolas cruzadas)

“Bota na conta do papa...” (resposta do Capitão Nascimento a um de seus soldados sobre o que deveria ser feito com um verme(garoto) que estava sendo torturado)

“Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assusta o satanás.

Homem de preto qual é sua missão? – Entrar pela favela e deixar corpo no chão!”

Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário